
Organizado pela FEDO – Federación Española de Orientación e pela FEXO – Federación Extremeña de Orientación, com apoios da Mancomunidad de Trasierra – Tierras de Granadilla (Cáceres), dos Ayuntamientos de Guijo de Granadilla, Ahigal e Zarza de Granadilla (Cáceres), da Junta de Extremadura e do Programa Cooperación Transfonteriza España – Portugal, o evento contou com um índice de participação muito abaixo de qualquer expectativa, saldando-se em 168 o número de atletas presentes em Espanha, 91 dos quais portugueses, distribuídos por 11 escalões de competição e três escalões abertos. As ausências das representantes do escalão Júnior feminino (a estudar para os exames) acabaram por marcar estes Campeonatos pela negativa, uma vez que tiveram influência directa no que à atribuição do título Ibérico feminino de Selecções diz respeito. Portugal, 8 – Espanha, 4;
O BTT Loulé/Loulé Concelho fez-se representar por 10 atletas, que não tiveram receio da impressibilidade da primeira experiencia internacional no âmbito da Ori-BTT, nem da comida espanhola.
Disputada em Ahigal, a prova de Distância Longa, no sábado de manha abriu a competição. O mapa, um pouco diferente do grafismo usado pelos desenhadores portugueses (escala 1:25000, equidistância 5 metros), apresentou zonas muito abertas, declive pouco acentuado, rede de caminhos variável e de boa transitabilidade, mesmo fora dos trilhos (foi permitido pelo regulamento especifico deste evento a corrida em BTT fora dos trilhos em campo não cultivado), proporcionando corridas interessantes e pouco habituais nas provas portuguesas. Daniel Marques (COC) e Susana Pontes (CPOC) chamaram a si os títulos ibéricos no escalão sénior, com Eduardo Sebastião (Clube TAP) e Rita Gomes (BTT Loulé/Loulé Concelho) a triunfarem em Veteranos e os títulos de Juniores a ficarem em Espanha, graças aos desempenhos de Borja Varela Paz e de Ana Romero Gonzaléz. Contas feitas ao primeiro dia de provas, Portugal liderava no sector masculino com 30 pontos contra 24 da Espanha, enquanto no sector feminino a vantagem pertencia a “nuestras hermanas” por 51 pontos contra 45 das portuguesas. À margem das categorias que contavam para o Campeonato Ibérico, decorria a prova para juvenis (H17) onde o nosso André Gonçalves conseguiu um excelente 2º lugar e a prova de Senior-B (H21A) onde Ricardo Jerónimo e Alex Liberato fizeram 3º e 5º respectivamente.
No Domingo disputou-se a prova de Distância Média, com saída e chagada na povoação de Guijo de Granadilla. Em termos de Mapa, a prova apresentou características bem diferentes do dia anterior, com trilhos ladeados de muros, a contrastar com o terreno aberto da prova de Distância Longa, no entanto os resultados não foram muito diferentes, com Portugal a arrecadar de novo quatro títulos no plano individual, contra dois da Espanha. Daniel Marques juntou ao título ibérico de Distância Longa também o de Distância Média, enquanto no sector feminino Maria Amador (ATV) trocou de lugar no pódio com Susana Pontes e arrecadou o título. José Marques e João Palhinha, respectivamente em Veteranos e Juniores Masculinos, alcançaram os restantes títulos. A competir sem oposição, a júnior espanhola Ana Romero González imitou Daniel Marques e teve honras de subida ao lugar mais alto do pódio pela segunda vez, enquanto no escalão de Veteranos Femininos o triunfo coube a Estefania Bernardino Ortega, perante o desespero da nossa atleta Rita Gomes, que não se enquadrou na leitura do mapa espanhol. Ao nível de selecções nacionais, vitória de Portugal no sector masculino, com um total de 60 pontos contra 48 da Espanha, enquanto no sector feminino a Espanha vincou o triunfo por uma margem de 6 pontos (51 contra 45 das portuguesas). Na categoria de Juvenis, as nossas esperanças, Mac-Mahon Moreira, André Gonçalves e Miguel Caliço foram 1º 2º e 4º classificados respectivamente e em Seniores-B Ricardo Jerónimo foi o 2º.
Lamentavelmente a entrega de troféus decorreu com alguma confusão, não estando disponíveis os resultados oficiais quando da realização da cerimónia. No entanto, e face aos resultados das duas “mangas”, no conjunto das duas etapas a equipa do BTT Loulé/Loulé Concelho obteve os seguintes resultados:
Juvenis(H17)
1ºClass. Andre Gonçalves (Quedas)
5ºClass. Miguel Calico (Supining)
n/Class. Mac-Mahon Moreira (Bamby)
Juniores (H20)
6ºClass. Miguel Almeida (Style)
n/Class. Rui Carvalho
SenioresM B (H21A)
3ºClass. Ricardo Jeronimo
5ºClass. Alex Liberato
VeteranasF A (D35)
3ªClass. Rita Gomes
VeteranosM A (H35-40-45)
31ºClass. Helder Faisca
33ºClass. Luis Limas
Resultados:
http://www.fexo.org/documentos/iberico/resultadosconjuntos.html