BTT Loulé / Elevis - "Na terra para formar."

Ori-BTT - Taça de Portugal #3 - Trofeo Internacional de Córdoba

20110403tporibttcordobaBTT Loulé/EAFIT/BPI, venceu mais uma vez, liderando até ao momento, o “ranking TP-OBTT” por clubes.
Com organização à responsabilidade do Club Califas de Orientación e os apoios, entre outros, do Conselho Superior dos Desportos de Espanha, Federação Espanhola de Orientação, Federação Portuguesa de Orientação, Federação Andaluza de Orientação,

Junta da Andaluzia e Córdoba 2016 Capital Europeia da Cultura, teve lugar nas imediações da monumental cidade de Córdoba no passado fim de semana de 2 e 3 de Abril, o Trofeo Internacional de Orientación em BTT de Córdoba.

Composto por duas etapas em outros tantos dias, o evento integrou os Campeonatos de Espanha 2011 de Distância Média e de Distância Longa e ainda a 3ª prova pontuável para a Taça de Portugal de Orientação em BTT 2011 (TP-OBTT ), depois dos eventos de Sesimbra e de Grândola.

Um dos dados mais significativos deste Trofeo Internacional de Orientación em BTT prende-se com os índices de participação demasiado baixos para uma prova desta envergadura.
No ano transacto, no Ibérico de 2010, em El Anillo, participaram 89 atletas, este ano foram 43 os atletas que pontuaram para o 'ranking' da TP-OBTT na prova de sábado, tendo esse número descido para 37 na prova de domingo, pelo menos a fazer fé nos dados facilitados pela organização. Mais ainda, aquilo que se constata é que o Campeonato de Espanha de Orientação em BTT foi disputado por 81 atletas na prova de Distância Média e por 77 na prova de Distância Longa, um número muito abaixo dos observados nos correspondentes Campeonatos Portugueses desta disciplina, em anos anteriores, que curiosamente, este ano, se irão disputar no fim-de-semana da Pascoa em Torres Vedras.

No que toca à competição, onde os portugueses, ainda que poucos, estiveram em plano de evidencia. Susana Pontes (CPOC) não deixou os seus créditos por mãos alheias e levou de vencida as duas etapas no escalão Damas Elite. Na Elite Masculina, Tiago Lourenço Lopes (CAOS) foi 7º na prova de Distância Média e 3º na prova de Distância Longa, alcançando um excelente 2º lugar final. Cabe aqui dizer que, “para consumo interno”, o 6º lugar de Carlos Simões (COALA) na prova de sábado tem um sabor muito especial, uma vez que significa a vitória numa etapa pontuável para o 'ranking' nacional de Orientação em BTT no escalão de Elite, presumimos que a primeira da sua carreira. O mesmo aconteceu com Nuno Barreiro (NADA), 2ª classificado na etapa de domingo e melhor português, concluindo num excelente 5º lugar da Geral do Troféu.

Nos restantes escalões, Nuno Pedro (CAOS) foi o vencedor do escalão H21A, um escalão no qual se classificaram nas primeiras onze posições, nada menos que oito portugueses, incluindo aqui, os três “seniores” do BTT Loulé/EAFIT/BPI, Alex Liberato, Eurico Gomes e Cláudio Santos, 4º, 5º e 6º lugar neste escalão. O jovem Cristiano Silva (GD4C) triunfou no escalão H20, e os algarvios (BTT Loulé/EAFIT/BPI) Tony Duarte e Duarte Sousa, foram 5º e 6º classificado, enquanto Rita Gomes (BTT Loulé/EAFIT/BPI) levou de vencida o escalão de Veteranas e José Silva (ATV) triunfou em Veteranos MB. Merecem ainda uma referência a terceira posição de Márcia Rusga (GDU Azoia), em D45, e de Luciano Lucas (COALA), em Veteranos MB.

No que diz respeito à classificação a que aos portugueses diz respeito, a TP-OBTT, e em especial à equipa do BTT Loulé/EAFIT/BPI. Em H20, Mac-Mahon Moreira, prometeu no sábado, e comprometeu no domingo, fazendo um Missing Point, que lhe valeu a desclassificação no torneio. Já os restantes ”juvenis”, Tony Duarte e Duarte Sousa subiram ao pódio, em 2º e 3º posição. Que também subiu ao pódio foi Alex Liberato, em 3º lugar, no escalão H21A. Na categoria Veteranas, Margarida Correia, em estreia absoluta em provas oficiais, conquistou a 3ª posição na etapa de sábado, a de maior dificuldade técnica, não terminando a prova no domingo por problemas de ordem mecânica. Já a campeã Ibérica em título, Rita Gomes, venceu as duas mangas, conquistando mais uma vitória em terras de nossos “hermanos”.

Publicados tardiamente, os resultados são omissos no que à classificação por clubes diz respeito, apenas mencionando os resultados das selecções autonómicas, no entanto e pelas nossas contas, o
o BTT Loulé/EAFIT/BPI, venceu mais uma vez, liderando até ao momento, o “ranking TP-OBTT” por clubes.

Mais informações em https://sites.google.com/site/campeonatoespanaobm2011/.
© 2025 Club BTT Terra de Loulé

Lei 144/2015-Mecanismos de resolução extrajudicial de litígios de consumo:  Centro de Informação, Mediação e arbitragem de Consumo do Algarve- Rua Monsenhor Henrique Ferreira da Silva, nº 9 – 3º- Edifício Ninho das Empresas- Sala 26 em Faro- e-mail: cimaal@mail.telepac.pt – www.cimaal.pt – Tel 289823135 Fax 2898122213