Atletas do BTT Loulé/EAFIT/BPI, em plenas mini-férias da Pascoa, rumam à região do Oeste e vencem a “1ª Edição do Portugal O' Meeting de Orientação em BTT”
Numa organização do ATV – Académico de Torres Vedras, os municípios de Torres Vedras e Cadaval receberam, este fim-de-semana, os melhores atletas nacionais para a disputa da 1ª Edição do Portugal O' Meeting de Orientação em BTT,
integrando os Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT, nas vertentes de Distância Longa, Distância Média, Sprint e Estafetas.
Dia I (Sexta-feira, 22)
Olho Polido, no concelho de Torres Vedras, assistiu ao arranque do evento, com a disputa do Campeonato Nacional de Distância Longa. Marcaram presença nesta edição da prova 167 atletas. Estes são números claramente reduzidos, penalizando uma organização e um clube que se têm sabido impor pelo rigor e qualidade dos seus eventos. A causa, essa, ficará a dever-se, muito certamente, a uma época do calendário que, no plano religioso e cultural, fala bem alto a muitos portugueses, católicos mais ou menos convictos.
No escalão de H15, Duarte Sousa (BTT Loulé/EAFIT BPI), a melhorar desde o inicio da temporada, não deu qualquer hipótese à concorrência e venceu a prova de Distancia Longa, no seu escalão, com mais de 9 minutos de avanço do segundo classificado. Já na categoria feminina, D15, a atleta do BTT Loulé/EAFIT/BPI, de apenas 11 anos, Sofia Gomes, completou a prova e terminou em 2º lugar. Em H17, o jovem atleta algarvio já conhecido do XCO e a dar os primeiros passos nesta modalidade, João Fernandes, sagrou-se Vice-Campeão Nacional, enquanto no escalão júnior, Mac-Mahon Moreira (BTT Loulé/EAFIT BPI), junta mais um título de Campeão Nacional, aos alcançados em 2010, então no escalão de Juvenis.
Em Seniores, Marco Meira, foi 11º classificado em Elites, e em H21A, Eurico Gomes, conseguiu um importante 2º lugar.
Passando aos Veteranos, Rita Gomes (BTT Loulé/EAFIT/BPI), em D35, revalidou o seu título nacional neste escalão. Em H45, António Rebelo, foi 8º classificado.
No Final do 1º dia de prova, o BTT Loulé/EAFIT/BPI, liderava o primeiro lugar na classificação por clubes, com 1075,8 pontos, seguidos do ADFA com 942,6 pontos e do COC, com 880,1 pontos.
Dia II (sábado)
A Quinta de Santo António, em Sobrena (Cadaval), foi o palco duma dupla jornada de Orientação em BTT de elevada qualidade e emoção. À disputa dos títulos nacionais de Sprint e de Distância Média, juntou-se a atribuição dos troféus aos vencedores da primeira edição do Portugal O' Meeting em BTT, aqueles que melhor desempenho tiveram no somatório dos três Campeonatos Nacionais individuais (os dois referidos e ainda o Campeonato Nacional de Distância longa que teve lugar na véspera, em Outeiro da Cabeça, no concelho de Torres Vedras).
Num espaço considerado pela organização como “uma pérola para a prática da Orientação em BTT”, graças ao verdadeiro emaranhado de caminhos que viria a revelar-se num autêntico quebra-cabeças para os participantes, foi possível assistir a duelos empolgantes, a títulos discutidos ao segundo e a alguns resultados verdadeiramente inesperados. A luta pelos dois títulos nacionais reuniu um conjunto de 178 atletas, com alguns dos naturais pretendentes a ficarem de fora dos títulos, os quais se viram repartidos de forma bastante equitativa na generalidade dos catorze escalões de competição.
Em H15, Duarte Sousa, sagrou-se Campeão na Distância Média e Vice-campeão na prova de Sprint, vencendo a primeira edição do Portugal O' Meeting em BTT, na sua categoria. Em femininos, D15, a pequena atleta, Sofia Gomes, manteve as performances do dia anterior, terminando todos os percursos, somou valiosos pontos para a equipa e consegui o 2º lugar no troféu.
No escalão H17, João Fernandes, foi 4º classificado nas provas de Sprint e Distancia Média, e conseguiu um excelente 3º lugar no pódio final do troféu, revelando excelentes potencialidades para a modalidade, face à inexperiência e ao escasso tempo de preparação que este atleta leva.
Nos Juniores Masculinos, o desgarrado, Mac-Mahon Moreira (BTT Loulé/EAFIT/BPI), um atleta de quem se espera sempre o melhor, fez a “dobradinha” ao somar o título de Distância Média ao de Distância Longa conquistado na véspera, mas não foi além 5º lugar no Sprint, conquistou, mesmo assim, o segundo lugar do O' Meeting.
Nos escalões seniores, Eurico Gomes (BTT Loulé/EAFIT/BPI), em H21A, com um 6º e 5º lugar nas classificações das provas de Sprint e Distancia Média respectivamente, assegurou o 4º lugar do troféu.
Em veteranos, o destaque vai para o escalão D35, onde as atletas Louletanas, Rita Gome e Teresa Martins, conquistaram dois lugares no pódio, em 1ª e 3ª respectivamente, nos percursos de Sprint e Distancia Média e na classificação geral do troféu. Com a conquista dos três títulos nacionais individuais em disputa em 2011, Ana Rita Gomes, repete a proeza pelo terceiro ano consecutivo, reafirmando uma superioridade esmagadora neste escalão, atinge um total de nove títulos nacionais, alcançados nos escalões de Veteranos, seis dos quais ao serviço do clube algarvio.
As 41 medalhas douradas correspondentes aos títulos nacionais individuais atribuídos este fim-de-semana foram parar ao peito de 27 atletas diferentes o que constitui, em si mesmo, um record. Ou seja, nunca, até hoje, nuns Campeonatos Nacionais de Orientação em BTT, tantos atletas diferentes tinham pisado o mais alto degrau do pódio.
Os atletas vencedores fizeram-no em representação de quinze clubes. BTT Loulé/EAFIT/BPI e CN Alvito, com sete títulos individuais cada, foram os grandes açambarcadores. Seguiram-se COC e ADFA com cinco títulos individuais cada e CIMO com três títulos.
Finalmente, no tocante à primeira edição do Portugal O' Meeting de Orientação em BTT diz respeito, a vitória por equipas voltou a sorrir ao clube de Loulé, que no conjunto das três provas totalizou 3130,3 pontos, seguindo do ADFA (2839,3) e COC (2619,1).
Depois da acesa luta pelos títulos nacionais individuais de Orientação em BTT 2011, foi a vez da caravana orientista regressar aos espaços magníficos da Quinta de Santo António, em Sobrena (Cadaval). Em domingo de Páscoa, tiveram lugar os Campeonatos Nacionais de Estafetas 2011, uma prova que cativou pela emoção e pelas muitas incertezas que chegou a levantar no tocante ao escalonamento dos respectivos contendores.
Foram em número de 36 as equipas que alinharam à partida, sete das quais nas duas provas Populares (Curta e Longa) e as restantes distribuídas pelos escalões de Juniores Masculinos, Elite Masculinos e Femininos e Veteranos Masculinos I e II. Lançados em 2007/2008, nunca os Nacionais de Estafetas tinham registado um tão baixo número de escalões de competição. Aliás, reafirmando aquilo que já foi dito anteriormente, o baixo número de participantes – em particular nos escalões etários mais jovens – acaba por ser o único aspecto negativo num evento que, no seu todo, deverá conferir ao ATV – Académico de Torres Vedras, a entidade organizadora, nota muito elevada.
Dos resultados alcançados pela Equipa do BTT Loulé/EAFIT/BPI, destaque para o segundo lugar alcançado pela equipa de Juniores, constituída pelos atletas Mac-Mahon, João Fernandes e Tony Duarte. Em Veteranos I, o conjunto constituído por Alex Liberato, João Lavado e Paulo Gonçalves, conseguiu um 4º lugar na classificação, e em Veteranos II - Helder Faisca, Luis Limas e António Rebelo, foram 6º. Na Estafeta Popular Longa, Eurico Gomes, Pedro Gema e Rita Gomes, alcançaram o 3º Lugar do pódio.
Site da Prova / Classificações / Fotos: http://www.atv.pt/actividades/evento/5/490